INTRODUÇÃO À NEUROECONOMIA: O CÉREBRO E AS TOMADAS DE DECISÃO FINANCEIRAS

Aprofunde-se no conhecimento sobre a relação entre o funcionamento cerebral, sua biofisiologia, e as tomadas de decisão que envolvem escolhas em contextos econômicos.

Próxima turma: INSCREVA-SE NA LISTA DE ESPERA!


Curso online

Carga horária: 8 horas

Descrição

Em suas aulas, a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia expõem a hipótese de racionalidade econômica encontrada na economia tradicional face aos avanços da neurociência. Entenda, de forma didática, o processo de tomada de decisão econômica na visão tradicional, e como a neuroeconomia se posiciona em relação ao assunto. Conheça temas de destaque na economia comportamental e sua relação com a neurociência.

O que você vai aprender?

A hipótese da racionalidade econômica na Economia tradicional

Aplicações

Críticas

O conceito de cérebro triuno como representação biológica do sistema límbico e suas conexões com o sistema cortical

Integração das diferentes áreas cerebrais nos processos decisórios

Ferramentas utilizadas pela neurociência

Sistema 1 e Sistema 2 operando nas decisões econômicas

O processo de tomada de decisão na visão econômica e o contraponto apresentado pela neurociência

Visão tradicional

Visão da Neuroeconomia

Temas de destaque na economia comportamental e sua relação com a neurociência

Teoria dos jogos

Vieses comportamentais

Heurísticas

Quem dará o curso?

Profa. Renata Taveiros de Saboia
Economista pela FEA-USP, especializada em Economia Comportamental pela Yale University. Coach Integral pelo Integral Coaching Canada. Professora de Neuroeconomia nos cursos de pós graduação da FIA e FGV. Pós-graduanda em Neurociência aplicada à sustentabilidade de pessoas e organizações na Faculdade de Medicina da Santa Casa. Membro da Rede de Mensuração de Impacto – INSPER. Orientadora financeira pela Escola Clínica Fabiano Calil. Palestrante em temas ligados à Economia Comportamental, Neuroeconomia e Educação Financeira. Coautora do livro Segredos de Alto Impacto. Colaboradora do blog Economia Comportamental. Oferece programas de mentoring individual e familiar e workshops in company, usando a metodologia própria “Reprogramação Neuroeconômica”.

Bônus

Ao compreender os processos biológicos que estão por trás dos comportamentos econômicos, você será capaz de fazer melhores avaliações sobre seus comportamentos e dos indivíduos à sua volta, com a finalidade de aprimorar seus próprios processos de tomada de decisão, suas relações e melhorar sua qualidade de vida, tanto nos âmbitos profissional quanto pessoal.