Eneagrama e a Pandemia

Eneagrama e Pandemia

Como cada Eneatipo pode evitar situações de estresse e usar seus talentos na crise?

Durante esse período incerto que estamos vivendo, cada tipo de personalidade vai passar por ele de uma maneira diferente. Ao conhecer o seu tipo no Eneagrama, você pode oferecer o que tem de melhor e ficar atento quando estiver passando por situações que te deixem estressado.

Com a mudança para o home office e o distanciamento social, precisamos estar próximos das pessoas à nossa volta e nos esforçar para permanecer conectados. Saiba como você pode ajudar e servir do seu jeito, utilizando os seus dons e talentos, e transforme esse momento difícil em uma oportunidade de melhorar o seu convívio com quem está próximo de você.

Eneatipo 1 – O Perfeccionista

Os Eneatipos 1 devem estar atentos ao modo de como podem julgar os outros e alimentar ressentimento pela maneira que eles estão atravessando esses tempos incertos. Isso vem do seu desejo de que todos sigam as regras e saibam o que é “certo e errado”.
Você pode usar seus dons ajudando a criar sistemas e processos para manter outras pessoas seguras e com saúde. Fale com os outros com o espírito de ensinar e não de estabelecer regras imutáveis. Use compaixão para a justiça social e procure aqueles que precisam de ajuda.

Eneatipo 2 – O Ajudante

Os Eneatipos 2 sabem muito bem como o isolamento social pode ser um período propício para que eles se sintam desconectados. Isso acontece por causa da enorme satisfação que obtém em se relacionar com as pessoas a sua volta.
Seja criativo e use as ferramentas virtuais para manter as pessoas unidas. Fique atento às suas próprias necessidades e peça ajuda, se precisar. Mais do que nunca, pratique o autocuidado para aliviar o estresse.
Os Eneatipos 2 são ajudantes naturais, portanto, é necessário procurar áreas para ajudar nesse clima agora mais do que nunca. Poste avisos nas mídias sociais para encontrar outras pessoas que possam precisar de mantimentos, suprimentos ou assistência.

Eneatipo 3 – O Realizador

Eneatipos 3 sentem que são os melhores até no distanciamento social!  Brincadeirinha, mas lembre-se de que trabalhar demais para evitar os sentimentos desconfortáveis que talvez você esteja sentindo pode ser perigoso.
Você pode querer evitá-los trabalhando cada vez mais, mas dê a si mesmo tempo e espaço para sentir e nomear esses sentimentos. Esse é o momento ideal para espalhar aquele otimismo que você consegue evocar em situações difíceis.
Estimule o espírito de pensar fora da caixa e mobilize outras pessoas para estimular pequenas empresas e orientar aqueles que possam ter perdido sua atual fonte de renda.

Eneatipo 4 – O Individualista

Os Eneatipos 4 precisam prestar atenção aos sentimentos que possam estar te dominando, ao invés de você dominar seus sentimentos. Esses tempos de incerteza podem parecer pesados ​​e induzi-lo a mergulhar profundamente em seus sentimentos, mas tente não se aprofundar tanto neles, sentindo menos e fazendo mais.
Pode ativar seu centro instintivo se movimentando, ajudando aos outros ou escrevendo um diário de gratidão. Você tem uma capacidade misteriosa de se juntar aos outros e sentir todas as suas dores e preocupações e sente uma grande e autêntica empatia, que pode ser usada para ajudar os outros a se sentirem vistos e ouvidos em tempos de tristeza, luto e dor.
Use sua incrível capacidade de expressar a beleza deste mundo para ajudar a promover a cura.

Eneatipo 5 – O Investigador

Os Eneatipos 5 podem prestar mais atenção à sua tendência de ficar preso nos dados e pesquisas do que está acontecendo nessa pandemia. Seu gosto insaciável por conhecimento e informações pode criar um ciclo interminável onde você deseja aprender mais à medida que os dados continuam aparecendo.
Use seus dons compartilhando informações e conhecimentos com outras pessoas de uma maneira que informe e eduque.
Divulgue os dados ao mundo de uma maneira que crie conforto em saber e se informar, sem criar um espírito de medo e preocupação.

Eneatipo 6 – O Guardião

Os Eneatipos 6 devem permanecer conscientes dos seus temores ocultos, que, nesse momento, estão bem na superfície. Mais do que qualquer outro tipo, a incerteza que esse tempo sem precedentes cria pode fazer você sentir o auge da sua ansiedade.
Saia da cabeça e entre no seu corpo, através do fluxo livre registrando seus pensamentos (todos eles) e se movimentando fisicamente. Seu senso natural de manter a comunidade em primeiro lugar é uma contribuição importante no clima de hoje.
Você naturalmente pensa no que é melhor para o grupo como um todo, o que é extremamente necessário quando a tendência talvez seja foco nas necessidades individuais.

Eneatipo 7 – O Entusiasta

O Eneatipo 7 precisa prestar atenção à sua tendência de tentar diminuir a gravidade das circunstâncias que o mundo está passando. Assim, outros podem sentir como se suas preocupações fossem menosprezadas pela sua abordagem “poliana”. Você pode se sentir preso, limitado ou entediado à medida que os planos mudam ou os eventos são cancelados.
Use isso como uma oportunidade de permanecer nessa situação, ao invés de planejar a próxima coisa. Continue aparecendo com sua alegria e riso no que pode parecer escuro e pesado para muitos. Seu espírito otimista pode elevar os outros e ajudá-los a desanuviar a sua mente na situação atual.
Continue compartilhando esses memes engraçados que nos fazem rir e contamine a todos com a sua vontade de viver!

Eneatipo 8 – O Desafiador

As pessoas do Eneatipo 8 podem perceber se sua impaciência está aumentando em relação à maneira como outras pessoas estão atravessando esta crise. Agora, muita coisa está fora de controle e isso pode fazer com que você se sinta fraco ou vulnerável.
Confie no seu círculo íntimo de amigos e familiares, peça ajuda se precisar e preste muita atenção quando a raiva estiver aumentando. Use seu dom e sua paixão de ser uma voz para aqueles cuja voz não é ouvida em momentos como este.
Sua vontade de fazer justiça social pode estar mudando o mundo para garantir que as necessidades de todos sejam atendidas. Use sua liderança natural para incentivar outras pessoas a ajudar.

Eneatipo 9 – O Pacificador

O Eneatipo 9 pode tentar ficar meio desligado de tudo para evitar a situação em questão. Você pode se sentir tentado a desengatar ou evitar o que precisa ser feito no momento.
Esteja consciente de permanecer no presente com gratidão, em vez de refletir sobre como as coisas costumavam ser. Use seu talento como mediador natural para criar unidade em um tempo tão dividido em nossa história.
Sua capacidade de ajudar os outros a se sentirem vistos e ouvidos em um período vulnerável é necessária.

Fonte: De Wolf Co

O sistema de personalidade do Eneagrama oferece uma ampla guia para personalidades específicas de tipo e seus associados pontos fortes, limitações e crenças fundamentais. Clique aqui e conheça mais sobre o curso.

Fale conosco! whatsapp