O que o Eneagrama fala sobre o seu estilo de liderança

O Eneagrama é uma ferramenta transformadora. Muitos assessments ajudam as pessoas a enxergarem os seus pontos fortes, mas o eneagrama vai além: é um mapa da psique humana, fornecendo um profundo entendimento do comportamento humano.

O Eneagrama é um sistema de nove tipos de personalidade que mostra as interações entre cada uma delas. Embora todos tenhamos traços dos nove tipos, um deles é o predominante e possui um conjunto único de pontos fortes e pontos de atenção.

Ao saber qual é o seu tipo, você pode abrir mão de certos hábitos que podem estar atrapalhando o seu desenvolvimento e ficar mais receptivo às suas potencialidades. Ao conhecer melhor o seu perfil, você pode transitar por níveis de crescimento até atingir o seu máximo potencial e se tornar a melhor versão de si mesmo. Você pode entender as suas reações, preferências e como pode demonstrar tudo isso para sua equipe.

Com esse nível de autoconhecimento, podemos repensar e ressignificar padrões que nos bloqueiam e compreender melhor as pessoas com quem interagimos.

Tipo 1: O perfeccionista

Líderes do tipo 1 do Eneagrama entregam o trabalho deixando pouco espaço para erro. Confiar que outras pessoas possam realizar tarefas à altura de seus padrões exigentes é um desafio, o que dificulta na hora de delegar as funções. Se esse é o seu perfil, transforme-se no mentor da sua equipe. Confie nas suas habilidades e valorize o esforço deles. Livre-se do fardo de que você tem que fazer tudo sozinho.

Tipo 2: O prestativo

Os líderes do tipo 2 podem se complicar pela necessidade de serem vistos como prestativos. Sua característica de tentar agradar a todos assim como a bajulação e o excesso de generosidade podem atrapalhar na hora de serem firmes quando é necessário. Para ser um líder eficaz e altruísta, pare de querer cuidar de todos, e coloque as suas necessidades como sendo prioritárias também.

Tipo 3: O bem sucedido

Quando os líderes do tipo 3 não estão cientes do seu tipo de personalidade, eles vivem e lideram de acordo com uma crença inconsciente de que eles não tem valor.  Então eles sempre estão tentando provar algo para si mesmos. Eles se esforçam para serem reconhecidos pela superação, sempre tornando-se excepcionais em sua área de trabalho, o que pode custar um preço alto para sua relações pessoais e sua saúde emocional.

Conecte-se consigo mesmo e aceite o fato de que o seu valor vem de quem você é, e não do que você faz. Você pode ser um líder inspirador e autêntico sem ter que ser “o melhor de todos”. Ocupe um papel motivacional, assim poderá beneficiar tanto o seu time quanto a sua organização.

Tipo 4: O individualista

Líderes do tipo 4 sempre tentam se encaixar – na família, na organização e na sociedade – e acreditam que são falhos, que lhes falta alguma coisa. Para compensar isso, eles se destacam posicionando-se como “especiais” ou “únicos”.

Para ser um líder eficiente, você precisa esquecer um pouco da sua história de vida e sentir que realmente pertence àquele time e empresa. Quando fizer isso, traga a sua criatividade à tona e torne-se um líder intuitivo e talentoso.

Tipo 5: O observador

Líderes tipo 5 sempre parecem estar desconectados da equipe, mas na verdade estão observando cada detalhe. Eles têm um medo inconsciente de serem inadequados ou não conseguirem atuar no mundo. Eles são extremamente inteligentes. Eles se tornam experts em uma área e se conectam ao grupo através dessa expertise, o que os torna líderes de confiança. Use essa visão privilegiada como um ponto forte e deixe-a beneficiar aqueles à sua volta.

Tipo 6: O questionador

Os questionadores são a cola que dão liga a equipe. Eles são excelentes solucionadores de problemas e tem um plano para cada cenário ruim possível. Isso vem de uma falta de confiança inerente à personalidade deles. Plenamente desenvolvidos, os questionadores abrem mão do seu ceticismo e lideram com confiança no trabalho dos outros. O que permite que a sua habilidade de prestar atenção nos detalhes seja essencial para o sucesso do trabalho em equipe. Eles são líderes naturais, mas não querem todo o crédito por isso.

Tipo 7: O entusiasta

Os líderes do tipo 7 do Eneagrama são visionários que tem novas ideias infinitamente. Eles têm um apetite insaciável por novas experiências e medo de perdê-las por acidente. No entanto, podem abandonar muitas atividades e experiências. O desafio deles é executar as suas brilhantes ideias antes de serem distraídos pelo próximo grande projeto. Sabendo disso, priorize o que pode ser feito de fato e coloque os seus esforços nisso. Você vai conseguir mostrar o seu verdadeiro talento, que é entregar a sua brilhante visão para a sua equipe e organização.

Tipo 8: O desafiador

Líderes do tipo 8 podem se tornar agressivos quando sentem que o controle que exercem está sendo ameaçado. Podem se tornar teimosos, vingativos ou exigentes. Mas quando eles podem relaxar sabendo que o seu controle não está sob ameaça, podem se conectar através de seus sentimentos e suas vulnerabilidades. No seu máximo potencial, os tipos 8 podem ser líderes fortes e de grande coração.

Tipo 9: O pacifista

Os líderes tipo 9 são tranquilos e gentis, tem uma necessidade inconsciente de paz e harmonia, que podem resultar em negligenciar problemas que podem causar impacto na organização. Eles têm uma tendência a se afastar e se desligar. Quando esses líderes não estão conscientes sobre esse seu comportamento, suas equipes ficam frustradas com a sua inabilidade em se posicionar e defender o seu ponto de vista.

Os líderes do tipo 9 atingem o seu melhor quando conseguem manter sua natureza serena enquanto estão engajados e lidam com a realidade que o seu time está encarando. No seu máximo potencial, eles lideram de uma maneira firme e pacífica.

Quando usado corretamente, o Eneagrama é uma ferramenta poderosa para autoconhecimento. Com um olhar mais compassivo para si e para os outros, podemos utilizá-lo para viver uma vida mais autêntica e pacífica em casa e no trabalho.

Fonte: Forbes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco! whatsapp