Você está preparado para viver no mundo VUCA?

O que é o mundo VUCA?

Você já ouviu falar na expressão Mundo VUCA? Você pode não ter ouvido falar nessa expressão, mas com certeza você vai se identificar com ela. VUCA é uma sigla em inglês que significa Volatilidade, incerteza (Uncertainty), Complexidade e Ambiguidade. Às vezes você se sente perdido no meio de tanta informação? Parece que as coisas mudam mais rápido do que você consegue acompanhar? Às vezes você fica perplexo pensando em como será o mundo no futuro? Não se preocupe, você não está sozinho. Todos estamos nos adaptando aos tempos modernos e muitas das nossas vivências atuais são novas, não tem nenhum precedente, e não é incomum que tentemos resolver nossas demandas com tentativas de erros e acertos. Vamos explicar a sigla para que fique mais claro:

Volatilidade: Vivemos em um mundo que está mudando constantemente, ficando mais instável a cada dia, e as mudanças estão se tornando cada vez mais imprevisíveis. Elas são mais drásticas e acontecem com maior velocidade. Tudo se desenvolve de formas inesperadas e já está ficando impossível determinar a causa e efeito das coisas.

Incerteza: É mais difícil antecipar eventos ou prever como eles irão ocorrer; testemunhos históricos e experiências passadas estão perdendo a sua relevância e raramente são aplicáveis como base para prever o jeito que as coisas acontecerão. É quase impossível planejar investimento, desenvolvimento e crescimento porque o rumo que estamos tomando é muito incerto.

Complexidade: Nosso mundo está mais complexo do que nunca. Quais são as causas e os efeitos disso? Problemas e suas consequências estão multifacetados, mais difíceis de compreender. As camadas se intercalam, impossibilitando uma visão global de como as coisas estão relacionadas. Decisões estão reduzidas à uma mistura de reações e escolher o melhor caminho beira o impossível.

Ambiguidade: Soluções generalistas e únicas ficaram no passado. No mundo atual, é raro que as coisas fiquem completamente claras ou determinadas. Nem tudo é preto no branco, é necessário enxergar o cinza. As demandas no gerenciamento das organizações estão mais contraditórias e paradoxais do que nunca, levando nossos valores e crenças pessoais ao limite. Em um mundo onde o “o quê” é menos importante do que “porquê” e “como”, tomar decisões requer coragem, consciência e até uma predisposição ao risco, considerando o erro como parte do processo.

E como isso mudou a realidade do mundo corporativo?

A verdade é que é um mundo novo para todos. As organizações que já perceberam isso estão se preparando e instruindo os seus líderes para que eles consigam lidar com as demandas de um jeito inovador, sem se prender a padrões antigos e soluções fáceis para problemas inéditos e complexos. Eles sabem que experiências anteriores, padrões e paradigmas devem ser questionados exaustivamente, e se a solução não residir neles, podem ser revogados. Não é mais uma questão de encontrar “a solução” ou “a ferramenta” que sirva de modelo para várias situações, cada demanda tem uma solução própria. 

Liderança do futuro

Como líder nesse admirável mundo novo, o seu papel é encontrar novos caminhos para que o gerenciamento da organização tenha uma nova e moderna abordagem, personalizada sob medida para as suas necessidades. O grande desafio do mundo VUCA é você encontrar o que dá certo para a sua liderança, customizar as ferramentas que dispõe de acordo com a situação que encontrar. É imprescindível que aprimore a sua compreensão e empatia para com os seus colaboradores ao mesmo tempo que mostre pra eles o sentido e o propósito do que estão fazendo. 

Estudar é preciso

Aprofundar os seus conhecimentos em áreas como psicologia, neurociência e afins são fundamentais para implementar a formação desse líder do futuro. Elas já se mostraram eficazes em mostrar porque adotamos certos pensamentos e comportamento, o que podemos fazer para modificá-los e ajudar outras pessoas a enxergarem novas perspectivas. Assim, conseguirá liderar o seu time de forma tranquila por essa jornada no mundo VUCA e transformá-lo em uma equipe de alta performance pronta para lidar com os desafios do futuro.

Fonte: https://www.vuca-world.org/